Aprendendo a ser

Minha foto
Fá-lo-ei por eles e por outros que me confiaram as suas vidas, dizendo: toma, escreve, para que o vento não o apague.

19 de outubro de 2008

A inesperada renovação

"As pitangas, por exemplo, são elas mesmas
Que pedem para ser colhidas, em vez de amadurecer
E morrer no galho, virgens."

Clarice Lispector - Felicidade Clandestina

Seco, o pé de pitanga
Já não floria a muito tempo
A muzangra que as flores duravam mais de mês
Já não dava sinais de vida há muito tempo
Eis que a coragem invadiu-lhe o peito de vez
E correu para aguar com avidêz
Fruta e rosa, regar a raiz na aridêz

Passou o tempo
Ela não via resultado
As flores não pareciam reagir
E a pitanga não se punha a florir

Desiludida, ela pensou
- Que luta vã!
Nada de flores, nem frutos no meu jardim
Será que a beleza de mim se escondia?
E a vida um gosto não me permitia?

Dia a dia a luta continuava
Com o balde e mangueira a regar
Até que um dia, displicente que estava
Achava mesmo que nada ia melhorar
E numa manhã, saindo à porta, se espreguiçar
Eis que as pitangas lhe sorriram do pomar
E a muzangra do jardim a lhe olhar
Como quem agradece com o seu belo verdejar
E com o cheiro pela casa a exalar
Parecia silenciosamente falar
- Obrigada por em nós acreditar!


-"Eu não espero flores ou algo do tipo...
-Mas eu meio que imaginava flores"...




Nenhum comentário: